segunda-feira, 11 de maio de 2015

Epagri difunde agroecologia


Epagri difunde agroecologia


É cada vez maior o apelo do consumidor por alimentos livres de agrotóxicos. Essa exigência é fruto de muitos fatores, principalmente em razão da busca por melhora da qualidade de vida. A aplicação de técnicas de produção agroecológica vem ao encontro dessa nova tendência do mercado.

Para melhor difundir essas técnicas, a Epagri de Urussanga promoveu, no último dia 21, em sua Estação Experimental, uma tarde de campo envolvendo temas técnicos, visando à produção agroecológica de hortaliças e banana. O evento contou com participação de aproximadamente 160 pessoas, entre agricultores, estudantes, lideranças e interessados em agroecologia.
Foram apresentadas aos participantes quatro estações técnicas, salientando-se os resultados de pesquisas em andamento na unidade da Epagri de Urussanga. As exposições ficaram a cargo dos pesquisadores Antônio Carlos Ferreira da Silva, Ademar Brancher, Márcio Sonego e Luiz Augusto Martins Peruch. Desde 1998 a Epagri de Urussanga vem desenvolvendo várias atividades e trabalhos buscando inserir a produção agroecológica no mercado. “A agricultura tradicional não é sustentável, uma maneira de trazermos o desenvolvimento sustentável é através da implantação de técnicas que permitam ao agricultor se utilizar os recursos disponíveis na sua propriedade”, salientou o gerente regional da Epagri, Renato Bez Fontana.
A produção agroecológica é uma das bases do desenvolvimento sustentável. Utiliza recursos da propriedade (adubação orgânica), baixa o custo de produção, traz independência ao agricultor, permite a produção de variedades mais resistentes, introduz alternativas ecológicas de combate à pragas e doenças e, de quebra, produz um alimento que tem forte aceitação pelos consumidores. Além do caráter técnico do evento, vale salientar a integração entre os produtores de toda a região. O encontro permitiu discussões entre os agricultores, que podem render bons frutos no futuro.

Jornal Vanguarda, Urussanga - SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário