segunda-feira, 27 de abril de 2015

Agroecologia Produz Alimentos mais Saudáveis


Agroecologia Produz Alimentos mais Saudáveis

Além disso, a agricultura orgânica contribui para preservação ambiental.

A agroecologia é um dos programas mais destacados da atualidade, com apoio decisivo dos técnicos da Epagri para sua disseminação cada vez mais intensiva no meio rural catarinense. Principalmente quando se parte do pressuposto de que Santa Catarina tem mais características culturais e sociais e fundiárias ideias para o desenvolvimento sustentável e agroecológica, podendo atingir um número expressivo de agricultores, em especial os da pequena agricultura familiar (cerca de 90% do total do Estado).
O investimento nessa produção diferenciada e ambientalmente correta vem se tornando prioritário, embora ainda se persistam algumas dificuldades, reconhecidas pelos técnicos.

Por isso, a Epagri desenvolve pesquisas visando ao incremento da agricultura agroecológica e sustentável, que reduz contaminação ambiental, proporciona mais saúde para os agricultores e para os consumidores. Outra vantagem é a diminuição dos custos de produção, utilizando mais os recursos existentes na propriedade e tornando o produtor menos dependente de insumos externos. Socialmente, ajuda a fixar o homem no campo, porque utiliza mais o trabalho e agrega mais a família, proporcionando qualidade de vida aos produtores.

Dados da Epagri indicam que já existem mais de duas mil famílias de pequenos agricultores cultivando produtos orgânicos no Estado.  Além disso algumas grandes e médias empresas estão investindo na produção de orgânicos, em razão da demanda que esses produtos apresentam. A Epagri estima que o crescimento da produção agroecológica varia de 15% a 20% ao ano em Santa Catarina. Nos últimos 10 anos, o número de associações de produtores agroecológicos cresceu cerca de dez vezes: Já passam de 60. A agroecologia faz parte do plano de trabalho da Epagri e é estratégica para o projeto de Microbacias. Não depende de recursos externos e é alternativa mais viável para os agricultores descapitalizados. Essas razões geram uma boa demanda, que se destaca na maioria dos planos de desenvolvimento das microbacias elaboradas no Estado.

Jornal - A Notícia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário